Guia de iluminação: tudo o que você precisa saber!
Sabemos que uma boa imagem na stream ajuda a manter sua audiência e a atrair novas pessoas, afinal ninguém gosta que uma live com baixa qualidade de imagem, né? Então nesse guia vou dar umas dicas de como transformar a imagem da sua webcam apenas com iluminação!
Você pode usar qualquer tipo de equipamento pra captar sua imagem, seja uma webcam ou uma câmera profissional, mas tenha em mente que cada tipo de equipamento tem suas limitações físicas (como tipo de lente, abertura, foco, etc). No meu caso eu uso uma Canon T5i, mas antes eu usava uma Logitech C270 e mesmo assim conseguia resultados bem interessantes. Existem os equipamentos mais profissionais como as Key Lights da El Gato, mas aqui vou abordar uma montagem mais improvisada, afinal ninguém tem milhões de reais dando sopa. rs
Pra entendermos um pouco do resultado final, a gente tem que aprender um pouco sobre cada tipo de luz e o que ela faz na imagem.
- LUZ PRINCIPAL
Como o nome diz, é a fonte principal de iluminação da imagem. Geralmente uma luz mais forte e potente, e em temperatura fria (uma luz mais branca). Pode ser executada com qualquer tipo de luminária, eu mesmo uso uma de escritório bem genérica com uma lâmpada branca fluorescente nela. O importante é prestar atenção na difusão da luz. Mas o que isso significa?
Sem o difusor a luz fica mais estourada e dura, não fica muito legal. Já com o difusor a luz fica mais suave e bem mais natural. Pra você conseguir difundir bem a luz basta colocar algo na frente que seja translúcido (no meu caso eu uso papel higiênico haha). Por isso aquelas softbox tem aquele material na frente da luz, é pra difundir e deixar mais suave. Geralmente posicionada de um lado do seu rosto.
- LUZ DE PREENCHIMENTO
É a segunda fonte de luz frontal pro seu rosto, geralmente mais fraca e um branco quente, que puxa pra uma cor mais amarelada. Ela também precisa ser difundida como a luz principal.
Esse tipo de luz serve justamente pra preencher o lado do seu rosto que ficaria escuro só com a luz principal. O intuito não é retirar totalmente as sombras do seu rosto, como um ringlight faria, mas sim dar uma esquentada nas cores da sua pele e deixar aquelas sombras mais naturais.
Caso você tenha uma ringlight já, geralmente elas tem a configuração de deixar metade branco frio e metade branco quente. Vai dar um efeito bem parecido e vai deixar sua imagem mais natural!
Essas são as duas principais luzes pra você ter na sua câmera, afinal você é o objeto principal da sua imagem, a partir daqui vou apresentar mais dois tipos de luz pra você incrementar ainda mais a imagem!
- LUZ DE CONTRA
A luz de contra (ou luz de corte) serve justamente pra fazer uma separação do fundo. Ela, literalmente, te corta do seu cenário! Colocar esse tipo de luz vai criar uma profundidade e gerar camadas na sua imagem, deixando ela mais dinâmica e bonita.
É uma luz que fica posicionada atrás de você, mas apontada pras suas costas. Ela forma aquele contorno brilhante envolta da sua cabeça e ombros. Aqui no meu cenário eu uso um canhão de luz PAR 38, que é aqueles canhões de luz de eventos e festas, e dentro dele eu uso uma luz PAR 38 de LED em branco quente, justamente pra não gerar muito calor aqui no quarto.
- LUZ DE EFEITO
As luzes de efeito que eu uso aqui são as coloridas que ficam apontadas pro meu cenário. Essas luzes podem ser várias coisas: um abajur bonitinho no fundo com uma lâmpada de filamento, um painel neon com um escrito legal, fita LED, as Nano Leaf (caríssimas porém belíssimas), etc. Enfim, use a criatividade, porque nessa parte vale tudo, tanto é que eu uso uma fita LED RGB super simples na cabeceira da minha cama e um refletor RGB de jardim atrás da cama pra iluminar a parede no fundo. É esse tipo de luz que vai animar e colorir o seu cenário!
****
Esse foi um guia sobre iluminação! Qualquer dúvida só me chamar nas minhas redes sociais que estão lá no topo do post ou então lá no Discord da Streamando!