Imagine o cenário: você está de boa streAMAndo, no meio de um bate-papo gostoso ou tiltando com algum jogo e, do nada, seus alertas começam a apitar loucamente. Sem gank, indicação ou hospedagens, você começa a ser seguido por uma infinidade de perfis com nicks duvidosos. O que você faz? Chora? Agradece? Entra em desespero?

        Infelizmente tenho más notícias: é bem provável que seu canal esteja sendo alvo de um ataque de bots, mais especificamente de seguidores (diferente de espectadores que mencionarei ao final do post). Mas muita calma nessa hora! Existem algumas maneiras de lidar com essa situação inconveniente. A primeira coisa a se fazer é respirar fundo e manter a serenidade.

         Como alguém que já passou por essa situação no passado, reuni algumas informações sobre o tema e compilei uma lista de atitudes que você pode tomar para evitar essa dor de cabeça. Bora lá?

1º PASSO – IDENTIFICANDO UM ATAQUE

  • Sequência de follows sem raid, host ou indicação

  Caso você não tenha recebido uma gank/raid de outro canal, hosts ou qualquer tipo de indicação, é muito improvável que você ganhe tantos seguidores em tão pouco tempo. Cheque seu painel e confira se os seguidores surgiram do nada.

  • Nicks parecidos ou suspeitos

  Perfis fakes (bots) costumam ter nomes suspeitos e às vezes são parecidos uns com os outros. Encontrou uma sequência de letras ou/e números aleatórios? Notou um Banana0235 e Banana0237 nos alertas? Então a possibilidade de ataque é altíssima.

  • Comentários similares vindos de contas diferentes

  O que também (infelizmente) anda acontecendo na Twitch são ataques direcionados ao chat. Você não será seguido por centenas de perfis, mas seu chat será soterrado de comentários parecidos ou até mesmo iguais vindo de contas diferentes sem o acontecimento de uma raid ou hosts. Além de ser chato, seu chat não entenderá nada do que está acontecendo.

2º PASSO – REAGINDO AO ATAQUE

  • Use o comando /followers 10

  Caso seu canal não seja restrito a seguidores ou a inscritos, a primeira coisa que você pode fazer é usar o comando /followers 10 no chat. Assim você cria a condição da conta ser obrigada a seguir o canal e esperar dez minutos para interagir. Se algum moderador estiver presente, peça que ele lance o comando no chat ou faça você mesmo. Assim que acionado, o ataque tende a parar. Lembrando que você ainda receberá os alertas se assim estiver configurado, basta ignorá-los ou silenciá-los. Essa atitude também pode ser tomada caso você receba ataque de mensagens repetidas, conforme mencionado no passo anterior. Assim que os dez minutos passarem, retire a condição e siga com a stream. Se preferir, mantenha essa configuração até o final da live e peça para seus moderadores avisarem aos novos seguidores o motivo da mudança. Seu público entenderá, tenha certeza disso.

  • Ative a opção de confirmação de e-mail

  Outra atitude que pode ser tomada em conjunto com a anterior é ativar a confirmação de e-mail, caso você ainda não tenha feito. Basta clicar na foto do seu canal e ir nas seguintes opções: Painel de controle do criador > Preferências > Moderação. Encontre e ative a opção Confirmação de email que diz “Qualquer indivíduo que quiser enviar mensagens para sua sala de chat deve primeiro confirmar seu endereço de email”. Você pode deixar essa opção sempre ativada ou usá-la no caso de ataques. Fica a seu critério.

  • Finalize a stream (em caso de extrema necessidade)

  Caso nenhuma das dicas acima tenha funcionado e você ainda esteja recebendo algum tipo de ataque, a solução derradeira é finalizar a live. Quando o canal ficar off-line, o ataque findará. Foi o que eu fiz ao receber esse tipo de ataque pela primeira vez, antes de sequer ter noção desses macetes. Assim que encerrada, aguarde alguns minutos e reinicie a transmissão, se assim desejar. Mas não se force. O importante é que cada streamer faça o que é melhor para si. Sua comunidade entenderá se você preferir retornar outra hora ou dia.

3º PASSO – APÓS O ATAQUE

  • Faça a egípcia (por que não?)

  Depois de parar o ataque usando as dicas acima, siga com a stream como se nada tivesse acontecido e não dê atenção demais ao acontecimento. Deixe que quem quer que tenha feito isso, independente do motivo, veja que nenhum tipo de toxicidade afetará você e seus seguidores. Lembre-se: nós somos melhores que isso ♥

  • Entre em contato com o suporte da Twitch

  É importante manter um diálogo com a Twitch quando algo fora do comum acontecer. Canais pequenos, médios, e até grandes, são passíveis de receber ataques, tanto os já mencionados quanto o de espectadores/viewers, por isso é bem improvável que a plataforma seja capaz de resolver cada caso individualmente. De qualquer forma, é indicado que você abra um ticket relatando o caso. Mencione o dia, a hora, o ocorrido e anexe prints ou/e clipes para comprovar. Mesmo que você não seja respondido ou que seus seguidores fantasmas continuem lá, o fato ficará registrado e você terá a garantia de que seu canal não sofrerá nenhum tipo de represália pelo ato de terceiros. Acesse o Suporte da Twitch clicando aqui e providencie as informações. É indicado escrever em inglês, por isso sugiro o Google Tradutor que pode quebrar o galho de quem não manja muito do idioma.

  • Use uma ferramenta de remoção de seguidores fakes

  Para a nossa alegria, existem ferramentas que auxiliam streamers a gerenciarem melhor seus canais, tanto em relação à métrica quanto no que diz respeito à remoção de contas fakes/bots. Como seguidores fantasmas somente mostram um número falso que não adicionará nada ao canal, é recomendado removê-los. A ferramenta que indico aqui se chama Twitch Tools by @CommanderRoot. Ela permite que você remova seguidores da sua conta e é bem fácil de entendê-la se você sabe inglês (e se não manja tanto assim, joga no Google Tradutor que é GG ez!). Ao acessar o link acima, faça login com sua conta da Twitch e autorize a ferramenta. Após esse passo, você poderá filtrar os seguidores por data, data de criação da conta, tempo entre a criação da conta e o momento em que seguiu o canal além do próprio nome de usuário. MAS CUIDADO: a remoção é irreversível. Tenha certeza que você colocou as informações corretas antes de confirmar. Para auxiliar, eles disponibilizam um vídeo explicativo (também em inglês). Clique aqui e veja o passo-a-passo. Já usei a ferramenta algumas vezes e ela tem funcionado bem até o momento.

Lembrando: esta não é uma ferramenta oficial da Twitch, e sim de terceiros.

ADENDO – ATAQUE DE VIEWERS/ESPECTADORES

            Diferente do que já foi dito, ataque de bots como espectadores afeta o número de pessoas assistindo a live, não de seguidores.

  • Como notar se você está sofrendo esse tipo de ataque?

  Normalmente há um pico no número de viewers e pouca, senão zero, interação no chat. Por exemplo, de cinco espectadores a stream passa a ter mais de cem sem o streamer ter recebido ganks ou qualquer tipo de indicação. O chat também costuma ser um sinal. Se há cem pessoas, por que apenas duas estão comentando? É importante lembrar que a filosofia do lurk (deixar a live aberta e interagir somente de tempos em tempos com o streamer) também é um fator a se levar em consideração. Clique na sua lista de espectadores e analise bem o que pode estar acontecendo.

  • Como agir?

   Apesar de ter pesquisado e conversado com alguns streamers, as duas únicas atitudes que conheço até o momento são: reportar o ocorrido para o Suporte da Twitch e esperar que uma providência seja tomada & finalizar a stream e reiniciá-la após um tempo. Esse ataque afeta a média da Twitch e pode causar problemas se você tem como objetivo a Parceria. Portanto, sempre abra tickets e deixe registrado o que está acontecendo. Caso você tenha alguma informação para adicionar, não hesite em me contatar pelas redes sociais! Será um prazer atualizar esse guia ou escrever um novo focado nesse problema.

         Por fim, vale lembrar que receber esse tipo de ataque diz mais sobre quem o cometeu do que sobre o afetado. A culpa não é sua! Pode acontecer algumas vezes ou nunca. De qualquer forma, é importante estar preparado 🙂

         Espero que essa matéria tenha ajudado você a lidar com essas situações extremamente chatas que, infelizmente, tem sido frequentes no cotidiano dos streamers. E mais: garanto que você irá tirar de letra! Então não se esqueça de beber água e de se alongar e continue streAMAndo seu conteúdo maravilhoso com muito amor e determinação ♥

Tem alguma dica ou sugestão sobre a matéria ou gostaria que eu falasse melhor sobre algum dos temas abordados aqui? Entre em contato!