Microfone conectado, OBS instalado, telas configuradas, comandos criados… Pronto! É hora de streamar! E agora, José?!

Em primeiro lugar: parabéns pela iniciativa! Você já deu o primeiro passo, agora é hora de arregaçar mais as mangas e descobrir formas de monetizar as lives. Afinal, ser produtor de conteúdo demanda tempo, dedicação e investimentos, ainda que seja recomendado ir com calma no começo. Então bora aprender um pouco mais sobre isso?

1 — AFILIAÇÃO

Creio que um dos objetivos iniciais do streamer é preencher os requisitos de Afiliação da Twitch que são (até o momento): ter pelo menos 50 seguidores e, ao longo dos últimos 30 dias, possuir no mínimo 500 minutos totais de transmissão, 7 dias de transmissão exclusivos e uma média de 3+ espectadores simultâneos. Os dois pontos mais difíceis costumam ser os 50 seguidores e a média de 3. Lembrando: follow por follow não é uma prática recomendada, pois não garantirá espectadores (lembre-se das dicas dadas em 7 deslizes cometidos por streamers iniciantes). A palavra de ordem é, portanto, PACIÊNCIA. Cada um tem seu tempo, não se cobre tanto. Contudo, não fique parado! Peça apoio da família e dos amigos, interaja com outros streamers, visite plataformas, enfim, faça seu trabalho de formiguinha. E não se esqueça do poder do lurk! Para quem não sabe, lurkar nada mais é do que deixar a stream aberta em uma aba do navegador e interagir de vez em quando. A pessoa não precisa comentar durante toda a transmissão para ajudar.

YAY!! \o/ Virei afiliado, e agora?

a) Inscrições/subs

Após preencher a papelada e quase enlouquecer com as novas informações, seu canal agora pode receber subs! Lembre seus seguidores que quem assina Amazon Prime possui o Prime Gaming que dá direito a um sub de graça a cada 30 dias em um canal da Twitch. Para tornar a ideia ainda mais atrativa, ofereça exclusividade. Crie itens especiais na lojinha (veja 5 dicas para manter o interesse do público para ter algumas ideias), tenha um servidor no Discord ou até mesmo realize sorteios. As ideias são variadas! Seja criativo.

b) Bits

Além de inscrições, afiliados também podem receber Bits (mercadoria virtual) de seus espectadores durante a stream, sendo que uma parte da renda é transferida para o streamer. Para animar ainda mais seu público, crie badges personalizadas e adicione emotes exclusivos para quem alcançar um certo número de bits enviados. Outra ideia é adicionar efeitos sonoros, especialmente de sustos, em quantias específicas. Os espectadores adoram!

c) Mensagem paga/doação

Outra forma de monetizar seu canal é através de mensagens pagas, os famosos donates. Você pode criar metas voltadas diretamente para o canal (microfone, webcam, monitor novo, etc.) e informar seu público que você aceita doações e que elas não são reembolsáveis. A plataforma mais usada entre os streamers costuma ser o PayPal, portanto, verifique se você está apto a receber valores antes de vincular a conta e GG!

d) ADs/anúncios

Outra forma de faturar uma grana é a possibilidade de passar anúncios. O comando padrão é /commercial (30 segundos). Porém, você pode passar ads mais longos de 60, 90, 120, 150 e 180 segundos. Programe um bot para lançar o comando ou faça você mesmo. O ideal é fazer com que sua comunidade entenda que assistir os anúncios ajuda tanto na sua renda quanto em tornar sua live mais recomendada na Twitch. Portanto, sempre agradeça quando alguém “tankar ad” (assistir ao comercial) e demonstre que ela está sim te ajudando!

2 — PICPAY

Similar às mensagens pagas, você também pode se cadastrar no PicPay e receber pagamentos por lá. Hoje em dia já é possível vincular sua conta do PicPay com o OBS para que a mensagem seja transmitida durante a stream. Se você ainda não tem uma conta, cadastre-se clicando aqui e siga os passos. Utilize nosso código de indicação e ganhe de volta os primeiros R$10 gastos via cartão de crédito: BRUNF7

3 — INCENT

Vicente?! O que é isso? Brincadeiras à parte, Incent é uma criptomoeda, como o Bitcoin. A ideia é simples: cada seguidor ganha o equivalente a 0.03 dólares australianos a cada código resgatado que aparece na tela durante as lives. Você, por outro lado, receberá 0.02 por código resgatado, além de poder começar a receber donates em Incent de outros usuários, assim que se tornar verificado. Além disso, ao usar um Referral Code (código de indicação), você e a pessoa que te indicou ganham 5 dólares australianos, tudo isso ao se tornar verificado. Nosso código de indicação, caso queira usar, é: aifw6oiw. Para informações mais detalhadas sobre registro, sugiro a leitura do guia Como colocar Incent na sua live (e usar) do querido Xuxa. Está imperdível!

4 — EXTENSÕES & PARCERIAS (Stream Avatars, Twitch Sings, Sound Alerts)

Por fim, há outras maneiras de monetizar a live; tudo dependerá dos seus objetivos e público. É possível ganhar bits através de extensões como Stream Avatars e Sound Alerts, pois você pode configurar valores para determinados avatares ou alertas sonoros. O próprio Twitch Sings, apesar de ter seu fim agendado para 2021, traz a possibilidade de um seguidor “comprar” a próxima música a ser cantada por você com bits. Enfim, dê uma pesquisada, verifique o que combina com seu canal e arrisque!

E aí, pronto para ganhar dinheiros enquanto estiver streAMAndo? Sabe de mais alguma ferramenta ou conhece outra forma de monetizar a live? Visite as nossas redes sociais nos ícones disponíveis no topo deste guia e conta pra gente! Todo feedback é bem-vindo!

Tem alguma dica ou sugestão sobre a matéria ou gostaria que eu falasse melhor sobre algum dos temas abordados aqui? Entre em contato!